Atrações

Você está em: Home > Turismo > Atrações > Centro de eventos > Parque Vila Germânica

Parque Vila Germânica

A fundação da Proeb (Fundação Promotora de Exposições de Blumenau) se deu em 17 de dezembro de 1969, no local onde havia um pavilhão destinado a eventos esportivos e exposições. Este pavilhão, administrado desde 1964 pela COEB - Comissão Organizadora de Exposições de Blumenau, era conhecido como Famosc, por ter abrigado três edições - 1965, 1968 e 1972 - da Feira de Amostras de Santa Catarina. O nome Proeb e a expansão da fundação aconteceu na década de 1980 com a Oktoberfest.

Na primeira edição da festa, em 1984, a promoção só ocupou o pavilhão antigo. A utilização do Pavilhão B, construído em 1968, e as posteriores construções dos Pavilhões C e E - 1986 e 1989 respectivamente ocorreram em decorrência do crescimento da festa e do número de feiras e exposições.

A ampliação do espaço acabou dando à então Proeb status de um grande centro de eventos e já no início da década de 1990, os quatro pavilhões - A, B, C e E - passaram a ser ocupados durante todo o ano. Em 2003 a Proeb ganhou o Pavilhão D, interligado ao E que, juntos, somam quase três mil metros quadrados.

Com a demolição dos antigos pavilhões, a partir de outubro de 2005, um novo centro de eventos foi erguido na região, contendo três pavilhões concentrados (setores 1, 2 e 3), modernos e climatizados, dando surgimento, assim, ao Centro de Exposições Parque Vila Germânica, cuja inauguração ocorreu em 05 de maio de 2006.

Centro de eventos
Centro de Eventos - Foto: parquevilagermanica.com.brNeste imenso complexo temático há uma área construída de 26.000 m2 na parte do Centro de Eventos, num único pavilhão, que pode ser dividido em 3 setores que variam de 5.000 7.200 m2 e um mezanino com 700 m2, de acordo com a necessidade.

Projetado dentro dos mais altos padrões de tecnologia, design moderno e normas ecologicamente corretas, o Parque também é totalmente planejado para pessoas portadoras de necessidades especiais.

O Complexo Parque Vila Germânica fica a 2 km do centro da cidade, com várias vias de acesso, sendo interligado a todos os bairros da cidade por linhas de ônibus interligadas e uma excelente frota de táxi.

Restaurante típico
Dentro do Centro de Eventos há áreas próprias em cada um dos setores, para serviços de alimentos e bebidas.

Ao lado da entrada principal, os visitantes podem se deliciar com a boa gastronomia blumenauense do novo restaurante, que oferece cardápio variado.

Lojas e souvenirs
Envolvida pela charmosa arquitetura enxaimel, a área da Vila Germânica dispõe de diversas lojas de souvenirs, com produtos regionais e artesanato típico, como um verdadeiro shopping cultural em forma de canecas de chope de todos os tipos, camisetas e trajes típicos completos.

Anexa ao Centro de Eventos, a Vila Germânica é aberta o ano inteiro e lembra o interior da Alemanha, com suas casas típicas.

Imagens e vídeos de:


Conheça também:

Evento que procuro: