Atrações

Você está em: Home > Turismo > Atrações > Praias > Ilha do Campeche

Ilha do Campeche

Localizada na costa leste de Florianópolis, em frente à Praia do Campeche, a Ilha tem 1,5 mil metros de extensão norte-sul e 500 metros leste-oeste, possui um rico ecossistema e abriga representativa parcela do patrimônio arqueológico do Estado de Santa Catarina. É conhecida como o Caribe Brasileiro, pela sua beleza deslumbrante.

Entre as ilhas oceânicas de pequeno porte a Ilha do Campeche é que tem a praia mais extensa do litoral brasileiro, Formada por costões e morros recobertos de Mata Atlântica, possui uma única praia com areia fina e extremamente clara. O mar, que tem coloração variando entre verde e turquesa e geladas.

A Ilha do Campeche impressiona por sua beleza natural, animais e aves em extinção como o tié-sangue, vivem em meio à Mata Atlântica preservadas. Entre as rochas de sua costeira, pode-se ver magníficas piscinas naturais sob águas claras e esverdeadas, desvendando uma rica fauna submarina.

Com mais de 100 petróglifos distribuídos em 10 sítios arqueológicos, nove estações líticas, monumentos rochosos e sítios de ocupação, a Ilha do Campeche foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan no ano de 2000 como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional. Segundo estudiosos, o local possui mais inscrições rupestres que a Ilha de Santa Catarina, entre os sinais deixados pelos povos antigos estão símbolos geométricos, flechas, zoomorfos, antropomorfos e as máscaras.

Para conhecer as trilhas, costões, sítios arqueológicos e os monumentos rochosos são necessários contratar os serviços de profissionais. Para ir até a Ilha, você deve utilizar uma das embarcações que saem da Praia da Armação, no sul da Ilha. Possui 2 restaurantes para atender os visitantes.

Atenção: o número de visitantes é limitado, então faça sua reserva com antecedência e chegue cedo. Os serviços regulares de transporte e os dois restaurantes locais só funcionam no verão.

Imagens e vídeos de:


Conheça também:

Evento que procuro: