Atrações

Você está em: Home > Turismo > Atrações > Praias > Praia da Galheta

Praia da Galheta

Localizada a 15 quilômetros do centro da Florianópolis, o acesso à praia Galheta se dá somente por duas trilhas, uma com saída pela costa norte da Praia Mole, que corresponde a uns 300 metros de caminhada e a outra pela Barra da Lagoa por um caminho mais extenso. Apesar de estar situada entre duas das praias mais movimentadas da Ilha, Barra da Lagoa e Mole, a Galheta atrai poucos turistas, por ter seu difícil acesso. Para quem procura por tranquilidade, vale o sacrifício de enfrentar a trilha em meio a arbustos e formações rochosas da Praia mole.

A Galheta ou Calheta é a única praia da Ilha de Santa Catarina reservada especialmente para o naturismo. A praia é semideserta e está localizada no Parque Municipal da Galheta que abriga também importante patrimônio arqueológico com inscrições rupestres com mais de 5 mil anos. Com 950 metros de faixa de areia fina e águas calmas e rasas, a praia da praia é protegida por um morro que a mantém isolada da estrada, é frequentada por naturistas há 20 anos, sendo que a prática não é obrigatória e é procurada também por surfistas atrás de boas ondas.

Algumas das belezas naturais da praia são as pequenas vertentes de água doce, bicas d’água que surgem do morro do Parque Nacional da Galheta o contorna toda a praia. Esse paraíso se mantém, pois a Lei estabelece que toda a área do Parque, sendo ao todo 149,30 hectares, é de preservação permanente e é proibida qualquer construção na área, caça de animais, camping e acesso de veículos motorizados.

Dica: por ser totalmente proibida a alteração do meio ambiente, a praia não possui nenhuma infraestrutura. Assim, leve bebidas e um lanche se for ficar por lá algumas horas.

Imagens e vídeos de:


Conheça também:

Evento que procuro: