Logotipo do Portal Bela Santa Catarina
PORTAL DE
TURISMO E NEGÓCIOS
DE SANTA CATARINA
www.belasantacatarina.com.br

Facebook - Bela Santa Catarina Google Plus - Bela Santa Catarina Pinterest - Bela Santa Catarina Twitter - Bela Santa Catarina

Bandeira do BrasilBandeira de Santa Catarina
Florianópolis - sexta-feira, 25 de abril de 2014 - 03:28:53  
Top_e Top_m top_d
 
Você está em: Bela Santa Catarina > Floripa > Atrativos de Floripa
 
Ícone de Floripa

Floripa
Atrativos Turísticos

 
 
 

· Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorroyloans.com

 

· Santa Paulina - História

 

· Santuário Santa Paulina

 
 

Santuário Santa Paulina


Foto: Graziella Bergamin Hertzog

O Santuário Santa Paulina é um parque ecológico, onde você pode durante todo o dia passear, rezar, contemplar a natureza através de flores, plantas, cachoeiras, animais, pássaros e belas trilhas.

Natureza abençoada - Foto: Graziella Bergamin HertzogEm cada espaço você sentirá a presença de Santa Paulina, através dos marcos histórico dedicados a ela. Além é claro da acolhida e atendimento das Irmãzinhas da Congregação fundada por Santa Paulina.

O Complexo oferece ao devoto uma estrutura de qualidade, há inúmeros restaurantes, lojas e hotéis que possibilitam a todos aqueles que visitam o Santuário desfrutar de uma boa estadia.

Veja abaixo alguns dos mais belos lugares do Santuário:

Ermida Santa Paulina

Ermida - Foto: Graziella Bergamin Hertzog

Com a certeza de que Madre Paulina seria canonizada, a comunidade das Irmãzinhas de Vígolo pensou em assinalar esse acontecimento com um monumento. Aos 06 de junho deu-se início a obra.

A Ermida tem o formato de Cruz e as paredes erguem-se como mãos postas em oração, em cada ponta há uma Cruz. Os relevos e pinturas tiveram aprimorado acabamento.
Por ser um marco comemorativo a canonização, a ermida revela fatos históricos da vida de Santa Paulina, de suas companheiras Virgínia Nicolodi e Teresa Maule, mais os orientadores: Padre Agusto Servanzi e Luiz Maria Rossi.

Destaque para a pintura de Santa Paulina na glória, tendo a seus pés o chão de Vígolo, com suas montanhas, vertentes de água e a Igreja. A ermida está aberta permanentemente para visitação pública.

Igreja de Vígolo – Santuário de Nossa Senhora de Lourdes

No período de 1876 a 1879, foi construído na região de Vígolo a Capela de São Jorge, onde os moradores da região foram responsáveis pela obra. Que já no ano de 1879, recebe Pe. Servanzi que realiza durante oito dias uma santa missão, neste período ele também benze com grande solenidade a mesma capelinha.

Antes mesmo de concluir a obra de construção da capela os moradores da região planejaram a construção de uma bela Igreja, e com o apoio do Pe. Marcello Rochi iniciaram a construção. Por motivação e devoção do sacerdote a Nova Igreja foi dedicada em honra a Nossa Senhora de Lourdes.

No ano de 1888, chegou da França a imagem da Virgem de Lourdes, que ficou na Igreja de Nova Trento até dia 11 de fevereiro de 1889. “Em 11 de fevereiro de 1890, depois de um tríduo de preparação inaugura-se a Gruta e colocaram nela a Imagem da Virgem Imaculada de Lourdes” (Cf. Madre Doroteia, Ic. P.22)

Neste mesmo período que se inaugura a gruta é feito a demolição total da Capelinha de São Jorge, onde em seu lugar é erguido o Santuário. “Após poucos anos, conseguiram levantar o Santuário dedicado a Nossa Senhora de Lourdes”. (Cf. Madre Doroteia, Ic. P.22)

Interior - Foto: Graziella Bergamin HertzogNo dia 11 de fevereiro do ano de 1895 conforme descreve o Diário Della Residenza, foi feito a benção do novo Santuário. “Bem cedo, muita gente foi a festa da Virgem de Lourdes. Estava lá desde a tarde anterior o Pe. Manardi. Foi ainda o Pe. Parisi para ajudá-lo nas confissões. Mais tarde, foram os padres Sabbatini e Rocchi. A missa foi cantada “interzo” com o acompanhamento da (banda) de música de Nova Trento. Benzeu-se o no Santuário, levou-se em procissão a Estátua da Imaculada. Todas as filhas de Marias de várias valadas. Entramos na Igreja, o Pe. Rocchi disse algumas palavras ao colocar a estátua no nicho da gruta. Todo o povo replicou três vezes “E viva Maria”. Depois, no Evangelho, pregou o Pe. Manardi. Após a missa, seguiu-se a benção do Santíssimo Sacramento.

No dia 19 de outubro do ano de 1991, um dia após a beatificação de Madre Paulina, é colocada a imagem da beata, e o lugar histórico passa a receber muitos romeiros que chegavam a Vígolo para agradecer a Deus pela intercessão de Madre Paulina e para fazer seus pedidos.

Dom Eusébio Oscar Scheid, então Arcebispo de Florianópolis da época, no dia 09 de julho de 1998, data comemorativa a festa litúrgica de Madre Paulina, tornou público a Igreja de Vígolo como Santuário Madre Paulina, até ser construído o novo Santuário em honra a Bem aventurada Madre Paulina.

Oratório de Nossa Senhora Aparecida

Oratório - Foto: Graziella Bergamin HertzogO oratório está localizado em uma pequena ilha ladeada de árvores e flores. A imagem foi oferecida como presente por nosso Arcebispo Dom Murilo S. R. Krieger, scj, que a trouxe do Santuário Nacional de Aparecida – São Paulo, e a entronizou pessoalmente no nicho, no dia 01 de agosto de 2004.
 

 
 
Quem Somos | Equipe BSC | Fotógrafos | | Fale Conosco | Google+
© 2001- 2014 - Bela Santa Catarina - Todos os direitos reservados. (v 2.1)