Balneário Piçarras

Você está em: Home > Cidades > Balneário Piçarras > Sobre



Sobre Balneário Piçarras

Vista aérea de Balneário Piçarras

Sobre Balneário Piçarras

A namorada do Atlântico

Com aproximadamente 19 mil habitantes (est. IBGE 2013), Balneário Piçarras é um dos mais procurados balneários de Santa Catarina. Suas belas praias e ótima infra-estrutura turística atraem cerca de 100 mil pessoas na alta temporada. A cidade orgulha-se da balneabilidade de suas águas, as mais limpas do estado, segundo a FATMA. Além disso, o mar de águas cristalinas e calmas é uma ótima opção de banho para toda a família, bem como para a prática de esportes náuticos como jet ski, canoagem e natação, passeios de barco e pesca. Grande parte do município está localizada em região rural, sendo esta uma de suas peculiaridades. Há algumas belas propriedades que oferecem aos visitantes opções de lazer com pesque-pague, trilhas ecológicas e contato direto com os costumes rurais.


Ilhas Itacolomi, Balneário Piçarras

Tradição voltada para o mar

A colonização de Balneário Piçarras iniciou-se por volta de 1758, com a chegada de portugueses sobreviventes de um naufrágio. Durante muito tempo a caça às baleias foi a principal fonte de renda desses colonizadores que deixaram como legado a rotina de cidade pesqueira, a alimentação baseada em frutos do mar e algumas tradições que podem ser vivenciadas na Festa do Colono e no Festival do Folclore. No mês de julho, a Fenamar agita a região com shows e exposição de produtos ligados ao mar, propagando assim a cultura regional.


Turismo move a economia

As principais atividades econômicas de Balneário Piçarras são a pesca, a agricultura e o turismo. A excelente infraestrutura, juntamente com praias de tirar o fôlego e a possibilidade de vivenciar a vida rural, fazem do turismo a maior fonte de renda da população local. A cidade também está próxima a importantes pontos turísticos de Santa Catarina como Beto Carrero, Balenário Camboriú, Blumenau e Joinville, além de se encontrar a apenas 12 Km do Aeroporto Internacional de Navegantes.

Área rural de Balneário Piçarras