Barra Velha

Você está em: Home > Cidades > Barra Velha > Sobre



Sobre Barra Velha

Vista aérea de Barra Velha. Praia da Península e Lagoa de Barra Velha ao fundo

Sobre Barra Velha

Com aproximadamente 23 mil habitantes (est. IBGE 2013), Barra Velha é um dos balneários mais procurados pelos turistas na alta temporada pelas belíssimas praias e ótima infra-estrutura turística. Barra Velha possui 9 praias variadas para todo o tipo de turista.  A Praia Central, conhecida pelas águas calmas, é a mais procurada, ideal para toda a família. Oferece um belo espetáculo ao amanhecer com os inúmeros barcos de pesca retornando do mar. As praias de Itajuba e do Tabuleiro possuem ondas fortes, sendo muito procuradas pelos surfistas. A cidade também possui uma deslumbrante lagoa com 6 km de extensão e águas bastante calmas ideal para a prática de esportes náuticos e pescaria.


Praia do Grant, Barra Velha

Cultura e festas

Barra Velha foi colonizada pelos açorianos a partir de 1812, que viram na caça às baleias uma excelente oportunidade de renda. Hoje em dia, a cultura local pode ser observada  na culinária a base de frutos do mar e na rotina de cidade pesqueira. A cidade também é palco de inúmeros eventos e festas ao longo do ano como a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em fevereiro, a Festa do Divino Espírito Santo em maio e junho e a tradicional Festa do Pirão em setembro. O pirão é o prato símbolo do município e a festa é um conhecida nacionalmente, atraindo milhares de visitantes.


A natureza como motor da economia

Economicamente, Barra Velha tem como principais fontes de renda o turismo, a pesca e o agricultura. A belezas naturais sempre foram o maior atrativo do local que atualmente conta com inúmeros hotéis e pousadas e ótimos bares e restaurantes. A cidade também está próxima a importantes pontos turísticos de Santa Catarina como Beto Carrero, Balenário Camboriú, Blumenau e Joinville, além do Aeroporto de Navegantes. A pesca, além de ser fonte de renda para a população local, também é um atrativo para o visitante que se encanta com o belo colorido proporcionado pelos barcos que chegam ao amanhecer na praia central.

Praia Central, Barra Velha