Chapecó

Você está em: Home > Cidades > Chapecó > Sobre



Sobre Chapecó

Anoitecer em Chapecó

Sobre Chapecó

A capital brasileira da agroindústria

Com uma população aproximada de 198 mil habitantes, Chapecó é uma das mais importantes cidades de Santa Catarina. Possui prestígio internacional devido à exportação de alimentos industrializados a base de aves e suínos. O município é considerado a Capital latino-americana da produção de aves. Tem ainda na agricultura, na agroindústria e na produção de equipamentos para frigoríficos uma posição de destaque em todo país. Por ser um dos municípios mais ricos dos sul do Brasil, Chapecó atrai investimentos de todas as partes, tendo altas taxas de crescimento. A cidade possui um aeroporto que a conecta com as principais capitais do país e está estrategicamente localizada em relação ao Mercosul.


Monumento O Desbravador e Catedral Santo Antonio, Chapecó

Centro cultural e comercial

Chapecó foi colonizada principalmente por imigrantes de origem italiana vindos do Rio Grande do Sul. Vários CTGs – Centros de Tradição Gaúcha – existem em todo município. O símbolo da cidade é o Monumento O Desbravador, que mostra um gaúcho empunhando o machado, representando a luta enfrentada por seus colonizadores. A cidade também é conhecida pelos eventos culturais como a Romaria do Frei Bruno e Würstfest (Festa da Lingüiça) e o Rodeio Crioulo Interestadual. É o mais importante centro comercial e cultural da região oeste catarinense.


Destaque para o turismo

Devido à sua pujança econômica, a cidade vem se transformando num pólo turístico da região. Além de boa infra-estrutura urbana, está bastante próxima de várias estâncias hidro-minerais. Também contribui nesse sentido a realização de inúmeros eventos, com destaque para a EFAPI - Exposição-Feira Agropecuária, Comercial e Industrial, com realização bienal em outubro, e que recebe mais de 500 mil visitantes. O município se destaca na realização de eventos de negócios, com espaços como o Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo e o Parque de Exposições Tancredo Neves. Possui ótima infra-estrutura hoteleira e de restaurantes para receber os visitantes.

Parque de Exposições Tancredo Neves, onde é realizada a EFAPI, Chapecó