Criciuma

Você está em: Home > Cidades > Criciuma > Sobre



Sobre Criciuma

Vista panorâmica de Criciúma

Sobre Criciúma

Capital Nacional do Carvão e Revestimentos Cerâmicos

Com uma população de aproximadamente 202 mil habitantes (est. IBGE 2013), Criciúma é a maior cidade do sul catarinense e um dos principais pólos econômicos do estado. A cidade é destaque internacional por ser o segundo maior produtor mundial de pisos e azulejos. Também possui em seu subsolo uma das maiores reservas minerais do Brasil, com destaque para o carvão. Por esses motivos, atualmente é conhecida pelo título de Capital Brasileira do Carvão e dos Revestimentos Cerâmicos. Em Criciúma se encontra a única mina aberta à visitação pública no Brasil, a Mina Modelo Caetano Sonego, que proporciona aos visitantes uma ampla visão sobre o histórico do extrativismo na região.


Festa das Etnias, Criciúma

Terra de miscigenação cultural

Criciúma tem como particularidade a cultura rica e miscigenada, já que teve como colonizadores italianos, alemães, poloneses, portugueses, africanos e árabes. Todos os anos, no mês de setembro, é realizada a Festa das Etnias, que revive intensamente as tradições dos imigrantes e atrai para a cidade milhares de pessoas. Além disso, a cidade conta com museus e constantes eventos como apresentações de dança e musicais, espetáculos teatrais e exposições de arte, fazendo do local o principal pólo cultural do sul do estado.


Prosperidade econômica

Economicamente, Criciúma é uma cidade próspera. Possui como principais atividades econômicas a extração de carvão e a produção de pisos e azulejos. Além disso, é o terceiro maior pólo nacional na produção de jeans e um dos o maiores pólos estaduais do setor de confecções. Em fase de crescimento encontram-se os setores calçadista, de plásticos descartáveis, de tintas e de vernizes. Criciúma também possui um comércio local bastante desenvolvido, devido ao crescimento constante e bem estruturado da cidade.

Mina de visitação Octávio Fontana, Criciúma