Itapema

Você está em: Home > Cidades > Itapema > Sobre



Sobre Itapema

Itapema vista do mar

Sobre Itapema

Com uma população em torno de 53 mil habitantes (est. IBGE 2013), Itapema era uma antiga vila de pescadores em sua maioria de descendência açoriana. Itapema evoluiu rapidamente, tendo sido uma das cidades de Santa Catarina que mais cresceu nos últimos anos. Milhares de pessoas vindas de outros estados e até mesmo de outros países, atraídos pelas belezas naturais e tranqüilidade do lugar, escolheram Itapema como cidade para morar. Atualmente é uma cidade moderna com ótima infra-estrutura, que oferece excelente qualidade de vida a seus moradores. Itapema é um dos principais pólos turísticos de Santa Catarina, recebendo na temporada mais de 650 mil pessoas.


Itapema na alta temporada

Turismo, comércio e construção civil

O turismo ainda constitui a principal atividade econômica de Itapema. São inúmeros hotéis e pousadas e muitas opções de restaurantes em sua maioria especializados em frutos do mar, abertos ao longo de todo ano. Outra atividade marcante em Itapema são os shoppings de fábrica que funcionam no período de temporada oferecendo excelentes opções de compras. A construção civil é outro setor bem desenvolvido e impressiona pelo número de lançamentos imobiliários. Itapema oferece boas oportunidades de negócios e investimentos.


Crescimento

Itapema foi colonizada por pessoas vindas da Ilha dos Açores, e ainda é nítida a cultura açoriana no jeito de falar de sua população nativa, nas casas simples de madeira construídas nas proximidades do mar, na pesca e na gastronomia a base de frutos do mar. 
Hoje com forte influência de outras culturas trazidas por pessoas vindas dos mais diferentes lugares do Brasil e exterior. Meia Praia, embora seja um bairro, é a região que mais cresce em Itapema e onde se concentra a melhor infra-estrutura.

Enseada de Itapema, à noite