Joinville

Você está em: Home > Cidades > Joinville > Sobre



Sobre Joinville

Vista aérea de Joinville

Sobre Joinville

Cidade das Flores

Com aproximadamente 550 mil habitantes, Joinville, também conhecida como “Cidade das Flores”, é a maior e mais próspera cidade de Santa Catarina. Joinville é um dos destinos de turismo e de negócios mais charmosos do Brasil e possui um excelente infra-estrutura de hospedagem e serviços. É um moderno centro urbano que conserva o jeito simpático de cidade do interior, mesclando belezas naturais e riquezas culturais a um amplo complexo industrial. Pela grande quantidades de indústrias, Joinville também é conhecida como “Manchester Brasileira” ou “Hannover do Sul”.


Pórtico de entrada de Joinville

Influência europeia

Joinville foi colonizada em meados do século XIX por europeus. Hoje é possível se encontrar a herança dos imigrantes, em especial do alemão, na arquitetura, gastronomia, dedicação ao trabalho, empreendedorismo e hospitalidade do povo. Várias festas ocorrem ao longo do ano na cidade como o Festival de Dança em julho, atraindo milhares de bailarinos à Joinville, e a Festa das Flores em novembro, que tem nas orquídeas sua principal atenção. Além disso, Joinville é a única cidade fora da Rússia a ter uma Escola do Teatro Bolshoi.


Pujança na indústria

É possível se afirmar que quase todo o brasileiro possui em sua casa algum produto fabricado em Joinville, que é o maior centro produtor industrial de Santa Catarina. Empresas dos setores têxtil, metalúrgico, plástico, geladeiras, ar-condicionado, carrocerias para ônibus, entre outras, começaram pequenas e hoje tem seus produtos exportados para inúmeros países. Além disso, Joinville é um dos principais pólos de informática do Brasil. Por todos esses motivos, a cidade atrai muitos investidores e mão de obra qualificada.

Vista aérea de Joinville. No centro da imagem, o Centreventos Cau Hansen