Lages

Você está em: Home > Cidades > Lages > Sobre



Sobre Lages

Vista aérea de Lages

Sobre Lages

Capital nacional do Turismo Rural

Com uma população de 158 mil habitantes (est. IBGE 2013), Lages é a mais importante cidade da Serra Catarinense. É conhecida pela sua vocação para o turismo rural, do qual é pioneira no Brasil, sendo considerada a Capital Nacional do Turismo Rural, e conta com diversos hotéis-fazenda que dispõem de todo conforto e bons serviços, incluindo estrutura para eventos. Situada a altitudes médias de quase 900 m acima do nível do mar, é uma região muito bonita que merece ser visitada, não apenas pela beleza de suas paisagens e patrimônio histórico, mas principalmente pela hospitalidade encantadora de sua gente. No inverno, as baixas temperaturas, que podem chegar até -7°C, atraem milhares de turistas que vêm para a região em busca do aconchego que só o frio da serra proporciona.


Cavalgada nos campos de Lages

Cultura gaúcha

No aspecto cultural, além de ser o centro universitário da região, Lages tem uma longa história, que vem desde os tropeiros gaúchos que colonizaram a região. E essa história é cultuada por seu povo, que mantém viva as tradições através do folclore regionalista, da comida campeira, no jeito de vestir e em muitas festas que são realizadas ao longo de todo ano. A maior delas, a Festa Nacional do Pinhão, realizada todo mês de junho, atrai mais de 250 mil visitantes.


Retomada do crescimento

Entre as décadas de 1930 a 1960, era a 3ª cidade mais importante do Estado, quando viveu o apogeu econômico com o ciclo da madeira e pecuária extensiva. Após um período de estagnação, Lages hoje toma novos rumos com a instalação de empresas de diversos setores, entre elas uma filial da AmBev, maior fábrica de cervejas da América Latina, que será expandida, empresas de papel e celulose e usinas hidrelétricas. É forte na atividade agropecuária, realizando em outubro a ExpoLages, maior feira agropecuária do planalto catarinense.

Salto do Rio Caveiras, onde se encontra uma usina hidrelétrica, Lages