Laguna

Você está em: Home > Cidades > Laguna > Sobre



Sobre Laguna

Museu e Monumento a Anita Garibaldi, no Centro Histórico de Laguna

Sobre Laguna

Terra de Anita Garibaldi

Com uma população de aproximadamente 51 mil habitantes, Laguna é uma das principais cidades turísticas do sul do estado. Conhecida como um dos berços da cultura catarinense por ser a terceira cidade mais antiga do estado, fundada em 29 de julho de 1676, possui um centro histórico tombado pelo Iphan com mais de 600 edificações características da colonização açoriana. O local também é agraciado por uma natureza deslumbrante e praias para todos os públicos, além de boa infra-estrutura para receber turistas, com restaurantes típicos e inúmeros hotéis e pousadas. 


Igreja de Santo Antonio dos Anjos de Laguna

Influência cultural portuguesa

A cultura local é marcada fortemente pelos costumes e folclores dos açorianos que colonizaram a cidade e pode ser vista nas festas religiosas como a do Divino Espírito Santo, nas danças como Boi de Mamão e no artesanato com as belas rendas de Bilro. Laguna conta com  com 43 sítios arqueológicos de artefatos do povo sambaqui e dos guaranis, sendo também conhecida por ser a cidade onde nasceu Anita Garibaldi, com um museu em sua homenagem. A casa onde viveu a heroína foi restaurada e está aberta a visitações.

 

Turismo

Laguna tem como sua principal atividade econômica o turismo cultural e histórico, além de 18 belíssimas praias, algumas ainda em estado nativo. O Carnaval, conhecido em todo o Brasil, atrai visitantes de todas as partes. Merecem destaque a pesca de camarão e siri em suas lagoas, já que o "camarão Laguna" é considerado um dos melhores do Brasil, e a pesca da Tainha que ocorre nos meses de maio a julho, realizada com o auxílio de botos que conduzem o cardume em direção à praia. 

Praia do Farol de Santa Marta, em Laguna