Navegantes

Você está em: Home > Cidades > Navegantes > Sobre



Sobre Navegantes

Vista aérea de Navegantes

Sobre Navegantes

Com uma população de aproximadamente 68 mil habitantes (est. IBGE 2013), Navegantes é uma importante cidade do litoral norte de Santa Catarina. Suas belas praias como as do Gravatá e do Centro têm atraído cada vez mais turistas, principalmente do norte do estado e do Paraná, fazendo desse balneário um dos mais badalados da região. Além disso, sua localização estratégica faz com que o visitante possa facilmente se deslocar para o principais atrativos do estado como Beto Carrero World, Balneário Camboriú, Blumenau e Brusque. Sua infra-estrutura turística está em fase de expansão e a cidade já conta com bons hotéis e restaurantes de frutos do mar.


Orla de Navegantes

Influência açoriana

Colonizada em 1700 por cerca de 40 famílias de origem açoriana, Navegantes ainda revela muitos dos hábitos desse povo em seus moradores, seja nos restaurantes típicos de frutos do mar ou nos inúmeros grupos folclóricos que mantém viva a cultura através da encenação do Boi-de-Mamão e do festejo de Terno de Reis. Além disso, Navegantes é sede de uma das principais manifestações religiosas do estado, a Festa de Nossa Senhora do Navegantes, padroeira dos pescadores. O Carnaval da cidade também é conhecido por ser um dos mais animados de Santa Catarina.


Economia e infraestrutura

A economia local é baseada na indústria pesqueira, que emprega cerca de 60% dos habitantes locais, sendo o terceiro maior centro pesqueiro da América Latina. Outro destaque é a construção naval, já que em Navegantes se encontra a mão de obra mais especializada do Brasil. A cidade possui um aeroporto internacional, o segundo maior do estado, com capacidade para até 600 mil passageiros ao ano e um moderno porto inaugurado em outubro de 2007, que trazem a cidade inúmeros turistas de lazer e negócios.

Porto de Navegantes