Nova Trento

Você está em: Home > Cidades > Nova Trento > Sobre



Sobre Nova Trento

Blumenau: Rio Itajaí, Castelinho da Havan, Ponte de Ferro

Sobre Nova Trento

Com aproximadamente 13 mil habitantes (est. IBGE 2013), Nova Trento é a segunda maior estância turístico-religiosa do Brasil. A cidade, única no Brasil que possui dois santuários religiosos, ganhou destaque nacional em 2002, após a canonização da hoje Santa Paulina, a primeira santa brasileira. Nova Trento está localizada em meio a um belíssimo vale repleto de Mata Atlântica, cachoeiras, córregos e cascatas, que chamam a atenção dos milhares de peregrinos que visitam o local todos os meses, bem como dos amantes da natureza.


Chopp na Oktoberfest

Costumes italianos

Nova Trento foi fundada em 1875 por italianos que vieram da região de Trento. As tradições desses imigrantes estão presentes no dia a dia dos nova-trentinos, na gastronomia farta e saborosa, no hábito do vinho à mesa, ou nos diversos eventos que exaltam a cultura trentina providos ao longo do ano. Costumes esses que podem ser saboreados nos restaurantes típicos italianos, degustados nas vinícolas locais e vivenciados nas festas típicas como no Incanto Trentino e na Festa do Vinho.


Turismo crescente

A economia local é baseada principalmente na agricultura com o cultivo de milho, fumo, feijão e uva, utilizada para a fabricação dos sucos e vinhos coloniais neotrentinos, que podem ser adquiridos e degustados nas vinícolas locais e também em outros lugares de Santa Catarina e do Brasil. Com a canonização de Santa Paulina, o turismo vem assumido um papel fundamental para economia de Nova Trento, que vai se estruturando para receber cada vez melhor os peregrinos.

Chopp na Oktoberfest