Pomerode

Você está em: Home > Cidades > Pomerode > Sobre



Sobre Pomerode

Pórtico de entrada de Pomerode

Sobre Pomerode

A cidade mais alemã do Brasil

Com aproximadamente 30 mil habitantes, Pomerode possui o título de “A Cidade mais Alemã do Brasil”. E não é por menos! Os costumes e tradições trazidos pelos imigrantes alemães há mais de 150 anos são intensamente preservados pelos habitantes da pequena cidade. Além disso, Pomerode é perfeita para quem procura tranqüilidade e contato com a natureza. A cidade está localizada em um belíssimo vale cortado pelo Rio Testo e cercado por montanhas para o deleite dos turistas que podem, em uma visita ao Morro da Turquia, ter uma linda vista panorâmica da região, além de praticar esportes radicais como asa-delta e parapente. Também encontra-se em na cidade o Zôo Pomerode, um dos mais antigos zoológicos do país.


Grupo folclórico, Pomerode

Um pedaço da Alemanha

A colonização alemã deixou como legado em Pomerode a “Rota do Enxaimel”, o maior acervo de edificações nesse estilo fora da Alemanha. As cercas de 70 casas ao longo do trecho, junto com a paisagem bucólica da região tornam o passeio inesquecível. Porém, a influência germânica vai além da arquitetura: as sociedades de caça e tiro, a dedicação ao trabalho e os grupos de dança folclórica também são parte da vida dos pomeranos. Grande parte da população ainda fala alemão e dialetos germânicos e Pomerode o principal pólo gastronômico do Vale Europeu.


Economia qualificada

Pomerode possui um parque industrial bem diversificado, com destaque para indústrias de confecções e porcelana. Está entre os 20 maiores municípios de Santa Catarina em arrecadação de impostos. Com mão-de-obra qualificada, praticamente 100% da população alfabetizada e na grande maioria falando também o idioma alemão, Pomerode tem sido vista por muitas empresas alemãs como excelente opção de investimento. O turismo é outro setor em expansão na economia de Pomerode, pelas belezas naturais e pela cultura típica germânica da cidade.

Produção de porcelana, Pomerode