São Bento do Sul

Você está em: Home > Cidades > São Bento do Sul > Sobre



Sobre São Bento do Sul

Prédio da antiga Secretaria de Turismo e Igreja matriz de São Bento do Sul

Sobre São Bento do Sul

Cidade dos móveis e do folclore

Com uma população de 78 mil habitantes (est. IBGE 2013), São Bento do Sul é um dos mais importantes municípios catarinenses. Localizado na região norte do estado, é conhecido principalmente pela ampla variedade de indústrias em seu território. A cidade, localizada a 838 metros de altitude, possui inúmeras belezas naturais e locais para a prática de ecoturismo. A temperatura, bastante agradável no verão, pode baixar muito no inverno, propiciando a ocorrência de geada que torna ainda mais bela a paisagem. Quem vai à cidade não pode perder o passeio de Maria Fumaça pela Serra do Mar. É sem dúvida uma das melhores opções de passeios turísticos da região.


Desfile na Schlachtfest, São Bento o Sul

Cultura europeia

Colonizada por imigrantes alemães e poloneses, mantém vivas as tradições com mais de 20 grupos folclóricos. A Schlaschtfest, em setembro, é um das mais tradicionais festas alemãs do Estado. Chamam a atenção as belas construções em estilo alpino em harmonia com os modernos prédios. A cidade possui boa infra-estrutura turística, com bons hotéis, pousadas e restaurantes, e também para realização de feiras e eventos.


Indústria como motor da economia

São Bento do Sul possui uma situação econômica privilegiada, tendo em seu território cerca de 700 indústrias. O principal destaque são as indústrias moveleiras, sendo o município o principal exportador de móveis do Brasil. Outros segmentos importantes são a metalurgia, fiação e tecelagem, higiene e limpeza, cerâmica e plástico. A cidade também possui um forte comércio local que movimenta a economia.

Passeio de maria-fumaça pela serra, São Bento do Sul