São Francisco do Sul

Você está em: Home > Cidades > São Francisco do Sul > Sobre



Sobre São Francisco do Sul

Centro Histórico de São Francisco do Sul, na Baía de Babitonga

Sobre São Francisco do Sul

Com aproximadamente 45 mil habitantes São Francisco do sul está localizada no litoral norte de Santa Catarina e é uma das cidades mais belas do estado. São 12 belas praias, algumas com mar calmo, outras com ondas, próprias para a prática do surfe, além de possuir um arquipélago formado por 24 pequenas ilhas no qual se pode fazer um passeio de barco para ver mais de perto as surpreendentes belezas naturais do local. São Chico, como é carinhosamente chamada, foi a primeira povoação de Santa Catarina e possui em seu centro histórico belíssimas construções em estilo açoriano tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.


Praia da Enseada, Prainha e Praia Grande, São Francisco do Sul

Terceira cidade mais antiga do Brasil

Em 1504 chegaram os primeiros portugueses em São Francisco do Sul que deixaram como legado, além das belas construções preservadas, muitas de suas tradições e costumes como o Boi-de-Mamão, a Dança do Vilão, o Pão-por-Deus e as Pastorinhas. Além disso, inúmeras festas agitam o calendário local ao longo do ano como a Festa do Camarão, a FESTILHA (Festa das Tradições da Ilha), e a FENAPESCA (Festa Nacional dos Pescadores), no Balneário de Enseada.

 


Porto e turismo alavancam a economia

São Francisco do Sul possui um importante porto, o quinto maior do Brasil em movimentação de contêineres. Atualmente, cerca de 70% da renda local é gerada a partir da movimentação portuária. Porém, a deslumbrante natureza de São Chico vem fazendo do turismo e o comércio um fonte crescente de renda para a população. Hoje, a cidade conta com uma excelente infraestrutura para receber o turista com bons meios de hospedagem e restaurantes, além de um comércio diversificado.

Porto de São Francisco do Sul