São Joaquim

Você está em: Home > Cidades > São Joaquim > Sobre



Sobre São Joaquim

Neve na zona rural de São Joaquim

Sobre São Joaquim

A cidade mais fria do Brasil

Com uma população de 25 mil habitantes (est. IBGE 2013), São Joaquim é conhecida nacionalmente como a cidade mais fria do país, com temperaturas que podem chegar a -10°C, sendo carinhosamente chamada “Cidade da Neve”. Localizada na Serra Catarinense, a 1360 metros de altitude, atrai turistas do Brasil inteiro que buscam o aconchego e as belíssimas paisagens que somente o inverno serrano proporciona. E não é apenas de montanhas cobertas por neve e campos por geada que vive o município. Na primavera o espetáculo imperdível fica por conta da floração e do doce perfume das cerejeiras. No verão o show é por conta da colheita da maçã, onde o turista participa ativamente, além de possuir lindas cachoeiras e rios com corredeiras. No outono a beleza ímpar das araucárias enche os olhos do visitante.


O termômetro mais famoso do inverno brasileiro, na Praça Cezário Amarante, em São Joaquim

Tradições para se admirar

O povo de “São Quincas” – apelido carinhoso dado pelos moradores mais antigos – possui uma mistura étnica intrigante. Foi colonizada por portugueses e espanhóis em meados do século XVIII, e posteriormente por italianos e alemães. Estes povos ainda preservam as suas tradições, seja nos deliciosos pratos servidos pelos restaurantes locais ou no artesanato que pode ser apreciado na Exponeve, feira permanente do ramo e de produtos da terra. O pinhão, colhido a partir de meados de abril, é um dos alimentos obrigatórios no cardápio regional, sendo um dos mais saborosos e apreciados pelo povo local e pelo turista.


Potencial turístico

As principais atividades econômicas do município são a produção de maçã e o turismo. A maçã de São Joaquim é conhecida por ser uma das melhores do país e exportada para diversos países. Entre o fim do mês de abril e o início de maio, é realizada a Festa Nacional da Maçã, que atrai milhares de visitantes e possui apresentações culturais, gastronomia típica, shows musicais e exposição de diversas variedades de maçãs. Além disso tudo, São Joaquim é uma das cidades com maior potencial de turístico de Santa Catarina, com sua hospedagem aconchegante, povo cordial e amigável, boa comida, clima peculiar e paisagens inigualáveis.

Cascata do Pirata, com seus 15 m de altura, São Joaquim