Tubarão

Você está em: Home > Cidades > Tubarão > Sobre



Sobre Tubarão

Vista aérea de Tubarão

Sobre Tubarão

Cidade Azul

Localizada às margens do Rio Tubarão, Tubarão possui uma população de aproximadamente 101 mil habitantes (est. IBGE 2013), em sua maioria descendentes de açorianos, italianos e alemães. Está localizada entre a serra e o mar e possui inúmeras belezas que encantam o visitante. É a segunda cidade em população do sul do Estado, sendo importante pólo comercial da região. Possui uma ótima infra-estrutura hoteleira e gastronômica, de comércio e serviços, preparada para atender muito bem os turistas que vem em busca principalmente das águas termais da região.


Chopp na Oktoberfest

Atrações culturais

A cultura da cidade é marcada pela diversidade, uma mistura das tradições trazidas pelos imigrantes açorianos, alemães e italianos. Tubarão possui 3 museus, o Walter Zumblick, o Willy Zumblick e o mais importante deles, o Museu Ferroviário, um dos únicos do gênero do Brasil. Vale a pena conhecer a Catedral Diocesana e a Casa da Cidade, um centro cultural e local de permanentes exposições de arte. Os passeios turísticos semanais nas locomotivas Maria-Fumaça são tradição de Tubarão.


Diversidade econômica

Tubarão tem como atividades econômicas o comércio, a agricultura e a pecuária, com destaque também para empresas do setor de cerâmica. O turismo também é fonte de renda para Tubarão, que possui várias estações termais, merecendo destaque Termas do Rio do Pouso e Termas da Guarda, as quais são dotadas de confortáveis complexos hoteleiros. É a cidade sede da Unisul - importante universidade de Santa Catarina.

Hotel-fazenda com águas termais Termas Rio do Pouso, Tubarão