Regiões Turísticas

Você está em: Home > Turismo > Regiões > Grande Oeste > Grande Oeste

Grande Oeste

O Oeste Catarinense é famoso pela industrialização de alimentos, sediando algumas das maiores empresas do Brasil. Destaca-se também na produção de maçãs, sendo realizada em Fraiburgo a Festa Nacional da Maçã. Inúmeras estações de águas termais e grandes fazendas em campos abertos com casas em estilo colonial dão o toque turístico a essa região.
 
Geograficamente, o Oeste Catarinense situa-se entre a BR-116 e a fronteira com a Argentina. É uma região marcada pela diversidade cultural, onde as tradições austríacas estão presentes em tudo de Treze Tílias, a culutra italiana no Vale da Uva e do Vinho e a japonesa em Frei Rogério. As tradições gaúchas estão presentes nos costumes do dia-a-dia, com o tradicional churrasco, o chimarrão e vestimentas típicas.

É uma região que tem um apelo histórico muito forte. A Guerra do Contestado, que definiu os atuais limites de Santa Catarina, foi uma das mais sangrentas revoltas populares ocorridas no Brasil, com um saldo de mais de 25 mil mortos. As marcas dessa revolução, que estreiou a aviação militar em combates na América do Sul, ainda estão presentes em cidades como Irani, Caçador e Curitibanos.


Conheça também:

Ir para região: